Nossos projetos
O que fazemos, como fazemos e nossos resultados.
Entre Campos: Educação e Ciência para Conservação
Parque Nacional dos Campos Gerais, Paraná, Brasil
Iniciado em janeiro de 2018, o projeto Entre Campos: Educação e Ciência para Conservação desenvolve atividades de educação e pesquisa científica sobre o Parque Nacional dos Campos Gerais e seu entorno. O Entre Campos busca superar os principais desafios em pesquisa, educação e manejo do PARNA dos Campos Gerais, fortalecendo a inserção da UC no desenvolvimento regional, a conservação da natureza e a valorização da sociobiodiversidade regional.
Morada dos Saberes: repensando educação, ambiente e sociedade
Município de São Mateus do Sul, Paraná, Brasil
O Morada dos Saberes foi realizado pelo Instituto Neotropical com o patrocínio da Petrobras e Governo Federal. Seu objetivo foi a consolidação de um espaço socioambiental diferenciado em São Mateus do Sul, PR, que funcionou como um centro de informação, mobilização comunitária e formação. Assim, o projeto integrou a educação ambiental ao cotidiano das pessoas, fortalecendo a compreensão do espaço geográfico local, nos seus aspectos naturais e sociais.
Mamíferos como indicadores da saúde da Floresta com Araucária
Parque Nacional do Iguaçu e remanescentes florestais do entorno
Neste projeto nós avaliamos o estado de conservação dos remanescentes de Floresta com Araucária utilizando os mamíferos de médio e grande porte como indicadores ambientais. Os resultados da pesquisa mostraram que grande parte dos remanescentes perderam as maiores espécies (anta, queixada, veado-mateiro e onça-pintada), contudo, alguns remanescentes mantêm relativa diversidade e sua função ecossistêmica.
Curso de Herpetologia de Campo na Amazônia
Floresta Amazônica, estados do Acre e Roraima, Brasil
Os Cursos de Herpetologia na Amazônia são periodicamente realizados pelo Instituto Neotropical desde o ano de 2012. Desenvolvidos em parceria com o Dr. Paulo Sérgio Bernarde, eles abordam aspectos teóricos e práticos da diversidade e ecologia de anfíbios e répteis em um dos mais importantes ecossistemas do mundo: a Floresta Amazônica. Centenas de estudantes e profissionais interessados no tema já participaram dessa iniciativa.
Monitoramento de uma população de arara-azul-grande Anodorhynchus hyacinthinus (Psittacidae) no Pantanal de Mato Grosso
Pantanal de Barão de Melgaço, Mato Grosso, Brasil
Trata-se de um monitoramento de longo prazo (mais de 15 anos) de uma população de arara-azul-grande (Anodorhynchus hyacinthinus) em uma zona de dormitório localizada na Fazenda São Francisco do Perigara, Pantanal de Barão de Melgaço, estado de Mato Grosso, Brasil. A abundância da espécie, que é classificada como ‘vulnerável’ pela IUCN, teve um crescimento significativo ao longo dos anos de pesquisa, chegando a mais de 1000 indivíduos.
Aprimoramento de uma nova ferramenta para a recuperação de áreas florestais degradadas
Região Neotropical
Esta é uma pesquisa aplicada que apresenta uma nova perspectiva no campo da restauração florestal. Ela prevê a utilização de óleos essenciais de frutos na atração de mamíferos dispersores de sementes. Os resultados obtidos, sugerem que o uso dos óleos, ou de seus compostos químicos isolados, aumenta a 'chuva-de-sementes' em áreas que não seriam frequentemente visitadas por esses animais. Atualmente, os estudos estão voltados ao aprimoramento da técnica.
Diretrizes para o Plano de Manejo da Reserva Particular do Patrimônio Natural, RPPN Curicaca-Pantanal, estado de Mato Grosso, Brasil
Pantanal de Poconé, Mato Grosso, Brasil
O projeto elaborou diretrizes para a gestão da Fazenda Curicaca, futura ‘Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Curicaca-Pantanal’, estado de Mato Grosso, Brasil. Seus objetivos foram orientar e fornecer apoio técnico em relação aos trâmites necessários para a criação da unidade de conservação, caracterizando os aspectos legais, físicos, bióticos e culturais da área. Também, propor programas de manejo e diretrizes para o seu zoneamento.
O papel integrado do grau de conservação e da heterogeneidade de hábitats na formulação de estratégias de conservação dos anfíbios da Floresta com Araucária
Floreta com Araucária e Campos Gerais, sul do Brasil
O projeto avaliou a diversidade de anuros em sete unidades de conservação representadas pela Floresta com Araucária e Campos Naturais associados, determinando a contribuição relativa do grau de conservação e da heterogeneidade ambiental na estruturação das comunidades. Além de ampliar o conhecimento sobre as espécies de anfíbios, seus resultados auxiliam as áreas protegidas no estabelecimento de programas de monitoramento e conservação.
Influência da sucessão florestal sobre a diversidade de aracnídeos em fragmentos de Floresta Atlântica
Floresta Atlântica, sul do Brasil
Estudos têm indicado e utilizado os artrópodes terrestres como descritores eficientes na análise do estado de conservação de uma área. Este projeto teve como objetivo avaliar a fauna de aracnídeos em remanescentes de Floresta Atlântica com diferentes graus de sucessão no sul do Brasil, indicando quais variações ambientais, em escala regional e local, influenciam a manutenção deste grupo de invertebrados.
IX Congresso Latino Americano de Herpetologia e V Congresso Brasileiro de Herpetologia
Curitiba, Paraná, Brasil
Em 2011, o Instituto Neotropical e a Sociedade Brasileira de Herpetologia (SHB) organizaram, na cidade de Curitiba, o IX Congresso Latino Americano de Herpetologia / V Congresso Brasileiro de Herpetologia. Reconhecido como um dos eventos mais importantes da área, no mundo, o Congresso reuniu cerca de 1000 participantes (de universidades, empresas, organizações e órgãos ambientais) em uma programação com várias conferências, exposições orais, pôsteres e grupos de discussão.
Curso de Educação a Distância (EaD) sobre consideração de Adaptação baseada em Ecossistemas (AbE) no planejamento
Paranaguá, Paraná, Brasil
Trabalho desenvolvido dentro do Projeto Biodiversidade e Mudanças Climáticas na Mata Atlântica; uma realização do governo brasileiro, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), no contexto da Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável Brasil-Alemanha, no âmbito da Iniciativa Internacional de Proteção do Clima (IKI) do Ministério Federal do Meio Ambiente, Proteção da Natureza, Construção e Segurança Nuclear (BMUB) da Alemanha.
Dinâmica temporal da biodiversidade de paisagens de gramíneas no Jena Experiment, Alemanha
Jena Experiment, Thuringia, Alemanha
Este projeto investiga o porquê das relações entre a biodiversidade e as funções ecossistêmicas se fortalecerem ao longo do tempo. Umas das premissas, é que as espécies respondem diferentemente na presença de competidores, formando nichos distintos, o que permitiria à comunidade aperfeicoar o uso de recursos e diminuir a competição. Para testar a hipotése, nós usamos modelos matemáticos em 3D que descrevem a biomassa vegetal acima do solo ao longo da estação de crescimento.
Mamíferos de médio e grande porte em uma paisagem fragmentada do sudeste de Mato Grosso do Sul, centro-oeste do Brasil
Nova Andradina, Mato Grosso do Sul, Brasil
Por meio de monitoramento de longa duração com o uso de armadilhas fotográficas, este projeto buscou avaliar a diversidade (riqueza e abundâncias) de mamíferos de médio e grande porte que vivem em uma paisagem fragmentada do sudeste do estado de Mato Grosso do Sul, centro-oeste do Brasil. Outro objetivo foi o de estudar os padrões de atividade diários, sazonais e relacionados com o ciclo lunar das espécies mais abundantes na região.